Políticas públicas para as vítimas de violência domésticas é tema de debate

por Edimarlon Oliveira Campos publicado 27/10/2022 14h53, última modificação 27/10/2022 14h53

Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Jaru articula formalização de conselhos municipais dos direitos da mulher e debate políticas públicas para as mulheres vítimas de violência. Na manhã desta quarta-feira(26) a Procuradora Especial da Mulher, Vereadora Sol de verão realizou reunião com conselho Estadual do Direito da Mulher para debater políticas públicas para as vítimas de violência domésticas.

Uma das pautas foi a formalização e reestruturação de conselhos municipais dos direitos da mulher, pois o controle social contribui para conscientização e diminuição da incidência de casos de violência.

Também discutiram a relevância das procuradorias especiais da mulher no âmbito legislativo, na qual possuem um papel fundamental para o combate a violência política contra a mulher e atua como mecanismo de apoio as demais violências.

Igualmente debateram sobre a capacitação para as conselheiras, servidores públicos e entidades sem fins lucrativos para a abordagem e escuta às vítimas.

Outro assunto foi as políticas públicas para a saúde da mulher, em especial a saúde psicológica.

Estiveram presentes na reunião a presidente do conselho estadual Sandreia costa, a conselheira Rosa Negra, a vereadora Tatiane Alves do Município Ministro Andreazza e Vereadora Vanessa da favorita do Município de Theobroma e uma breve participação do prefeito de Theobroma, Giliarde Gomes.

“Esta atividade faz parte da programação especial do outubro Rosa. Precisamos pensar na ampliação do combate a violência doméstica, bem como irmos contra a violência política e da saúde da mulher” destacou a a Procuradora Especial da Mulher da Câmara de Jaru.