Proampe: Empreendedorismo Feminino em Rondônia

por Edimarlon Oliveira Campos publicado 14/06/2023 13h15, última modificação 14/06/2023 13h26
Proampe já liberou quase R$ 2 milhões em Jaru

O Programa de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Proampe) é uma iniciativa que tem impulsionado o empreendedorismo feminino no estado de Rondônia. Com taxas de juros atrativas e condições especiais de crédito, o Proampe busca incentivar e fortalecer os negócios liderados por mulheres, promovendo o empoderamento econômico e financeiro.

O Proampe e a Procuradoria Especial da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher, representada pela Procuradora e Vereadora Professora Damiana, tem desempenhado um papel fundamental na divulgação e apoio ao Proampe em Jaru. No último dia 13 de junho, a Procuradora esteve reunida com Gisele Amaral Cintra, Coordenadora de Empreendedorismo de micro e pequenas empresas, para conhecer a mais nova linha de crédito do programa. O "Proampe Delas" visa incentivar, apoiar e fortalecer o empreendedorismo feminino na região.

As vantagens do Proampe Delas

Uma das principais vantagens oferecidas pelo Proampe é a taxa de juros de apenas 0,5% ao mês, com um período de carência de até 12 meses para iniciar o pagamento. Essas condições facilitam o acesso ao crédito e reduzem os encargos financeiros para as empreendedoras. Além disso, o programa tem um limite de crédito até R$ 5 mil proporcionando flexibilidade para atender às diferentes necessidades de cada negócio.

Requisitos para participar

O Proampe é voltado para micro e pequenas empresas, tanto da economia formal quanto da informal, que desenvolvem atividades produtivas potencialmente viáveis. Além disso, trabalhadores que concluíram cursos de qualificação profissional ou possuem experiência e capacidade técnico-administrativa no mercado de produção de bens ou serviços também são elegíveis. Cooperativas, pequenos produtores rurais familiares e profissionais liberais também podem solicitar o crédito.

Como solicitar o crédito

Para obter mais informações e solicitar o crédito do Proampe, as empreendedoras podem entrar em contato com a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de Vereadores. O atendimento é realizado no gabinete da Procuradoria e as informações necessárias serão fornecidas para dar início ao processo. É importante ressaltar que é necessário residir no município há mais de dois anos ou ter o negócio estabelecido na região pelo mesmo período.

Resultados alcançados e metas para 2023

Desde o lançamento do programa em Jaru, quase R$ 2 milhões em crédito já foram aprovados. A expectativa para 2023 é liberar um total de R$ 6 milhões, impulsionando ainda mais as micro e pequenas empresas do município. Esses resultados demonstram o sucesso do Proampe em estimular o empreendedorismo e fomentar a economia local.