01 DE OUTUBRO, DIA DO VEREADOR

por Edimarlon Oliveira Campos publicado 01/10/2021 10h15, última modificação 01/10/2021 10h19
01 DE OUTUBRO, DIA DO VEREADOR

1 DE OUTUBRO "DIA DO VEREADOR"

O vereador tem o compromisso de reger e cuidar do bem público, de trabalhar pelo bem comum e pelo exercício pleno da cidadania.

O vereador é o agente político eleito para um mandato de quatro anos. É o representante legítimo do cidadão. Ele é a ligação entre a população e o prefeito, identifica os problemas do município, oferece sugestões e solicita soluções junto aos órgãos competentes.

A origem da palavra “vereador” está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município), fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal onde atua.

A Câmara Municipal de Jaru é composta por 15 vereadores, destes, 4 mulheres foram eleitas. Está exercendo a 10ª Legislatura e, ao lado do povo, legisla com a transparência que é exigida por Lei.

A Câmara Municipal de Jaru, em nome de seu presidente, Luís Eduardo Schincaglia, parabeniza a todos os vereadores pelo seu dia.