Atividades na Câmara Municipal de Jaru nesta segunda-feira(29)

por Edimarlon Oliveira Campos publicado 29/05/2023 14h30, última modificação 29/05/2023 14h30

Nesta segunda-feira(29), a Câmara Municipal de Jaru se reuniu para discutir assuntos de interesse da comunidade e tomar decisões importantes para o município. Foram realizadas duas sessões, uma ordinária e outra extraordinária, com pautas variadas que abrangiam diferentes áreas de atuação do legislativo local.

15ª Sessão Ordinária

Na 15ª sessão ordinária, foram debatidos e aprovados alguns projetos relevantes para Jaru. O vereador Ilson Felix apresentou a Moção de Aplausos nº 15, que tinha como objetivo reconhecer o importante trabalho realizado pela jornalista Gisele Virgilio, atualmente Diretora de Comunicação da Prefeitura de Jaru. A moção destacou seu conhecimento, profissionalismo, dedicação e competência em favor do município.

Outra Moção de Aplausos aprovada foi a nº 16, de autoria do vereador Ilson Felix, em homenagem à guarnição da Polícia Militar composta pelo 2º Sargento PM Waldemir de Oliveira, 3º Sargento PM Márcio Elder e Soldado PM Nestor de Mello. Eles prestaram socorro a um recém-nascido chamado Noah, que havia se engasgado com leite materno, demonstrando agilidade e eficiência no atendimento.

O vereador Professor Carlos também teve suas indicações aprovadas. A Moção de Aplausos nº 17 foi destinada ao Sr. Renato Delmonico, diretor-geral do Instituto Federal de Rondônia/IFRO unidade de Jaru, como forma de reconhecimento pelo seu trabalho à frente da instituição. Além disso, o Padre Edino Pereira Damasceno recebeu a Moção de Aplausos nº 18, por seu excelente serviço prestado à paróquia de Jaru durante nove anos.

Leitura das Indicações

Durante a sessão, foram lidas diversas indicações dos vereadores, que visam melhorar a infraestrutura e qualidade de vida no município de Jaru. A vereadora Professora Damiana apresentou a Indicação nº 40, solicitando a implantação de lâmpadas de LED na Rua Princesa Isabel, entre a Avenida Dom Pedro I e a Rua Minas Gerais. Essa medida traria benefícios, como maior eficiência energética e melhor iluminação para os moradores da região.

Outra indicação da vereadora Damiana foi a nº 41, que pede a implantação de manilhas para escoamento de enxurradas na Rua Francisco Pantoja, entre a Rua São Paulo e a Rua Anita Garibaldi, no setor 6. Essa medida é essencial para evitar alagamentos e transtornos causados pelas chuvas intensas na região.

O vereador Chiquinho da Emater também apresentou indicações importantes. A Indicação nº 42 solicita ao Poder Executivo a criação de uma faixa de pedestre em frente à Creche Casa dos Batutinhas, localizada na Rua Princesa Isabel, St.1, nº 2209. Essa medida visa garantir a segurança das crianças e de seus responsáveis durante o trajeto até a creche.

Além disso, Chiquinho da Emater apresentou a Indicação nº 43, que requer a inclusão na programação de pavimentação asfáltica da Rua Emilio Moret, entre a Rua Florianópolis e a Padre Chiquinho, e da Rua Benjamin Constant, entre a Rua Florianópolis e a Padre Chiquinho. Essa medida contribuiria para melhorar as condições de tráfego nessas vias.

Outra indicação importante foi a nº 44, do vereador Schimit Patroleiro, que solicita ao Chefe do Poder Executivo a possibilidade de pavimentação asfáltica nas seguintes ruas: Rua Carlos Norberto Bezerra, no trecho entre Sidnei Guerra e São Paulo, no setor Cruzeiro do Sul. Essa ação traria benefícios para os moradores, melhorando a mobilidade e a valorização das propriedades.

O vereador Paulão do Esporte também fez uma indicação relevante. A Indicação nº 45 solicita ao Executivo a colocação de seis ventiladores industriais de parede no Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita, no município de Jaru. Essa medida visa proporcionar maior conforto aos frequentadores do ginásio durante as atividades esportivas e eventos realizados no local.

19ª Sessão Extraordinária

Na 19ª sessão extraordinária, foi aprovado o Projeto de Lei nº 3.784, de autoria do Poder Executivo. Esse projeto visa promover alterações na Lei nº 3.516, de 4 de maio de 2023, que trata do valor do vencimento dos agentes comunitários de saúde do município de Jaru. Essa medida busca valorizar e reconhecer o trabalho desses profissionais, que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e no bem-estar da população.

Confira na íntegra: