Câmara Municipal de Jaru recebe selo ouro em transparência pública 2023

por Edimarlon Oliveira Campos publicado 31/01/2024 10h30, última modificação 31/01/2024 10h30
Com índice de 93,73% de transparência segundo a avaliação da ATRICON e TCE

A Câmara Municipal de Jaru conquista índice 93,73% de transparência, segundo a avaliação realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no ano de 2023. Essa porcentagem carimba a instituição com o Selo de Ouro na classificação da ATRICON. 

Essa conquista ressalta o comprometimento e a eficiência da gestão da Câmara Municipal de Jaru em proporcionar à população acesso claro e aberto às informações sobre suas atividades e decisões. A transparência no setor público é essencial para fortalecer a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas, permitindo que a comunidade participe ativamente no acompanhamento das ações legislativas.

A avaliação realizada pela ATRICON e TCE destaca não apenas a pontuação alcançada pela Câmara Municipal de Jaru, mas também a eficácia de seus processos internos, demonstrando um compromisso sólido em fornecer dados acessíveis e compreensíveis.

Além disso, é importante ressaltar que a transparência não é apenas uma obrigação legal, mas uma ferramenta crucial para fortalecer a democracia e garantir a prestação de contas à sociedade. 

O índice de 93,73% reflete não apenas a eficiência operacional, mas também a clareza nas comunicações e o comprometimento em manter um canal aberto para que os cidadãos possam compreender e participar ativamente do processo legislativo local. 

 

Classificação:

Após a análise dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal será classificado conforme o percentual de critérios atendidos. Os sites que atenderem a 75% dos critérios receberão um selo de transparência (Diamante, Ouro ou Prata).

 

Nível  Atendimento 
Diamante  100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 95% e 100%.   
Ouro:  100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 85% e 94%.   
Prata:  100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 75% e 84%.   
Intermediário:     Nível de transparência entre 50% e 74%.   
Básico:  Nível de transparência entre 30% e 50%.    
Inicial:  Nível de transparência abaixo de 30%.   
Inexistente:     Nível de transparência de 0%. 

 

Radar da Transparência Pública:

O Radar Nacional da Transparência Pública é interativo e permite filtrar e cruzar dados. É possível consultar os itens de transparência atendidos ou não em cada site institucional, como, por exemplo, se há a divulgação de dados de receita, despesa e folha de pagamento. É possível, ainda, acessar o índice de transparência por Estado, por faixa populacional, poder, esfera, além de outros recortes. Os portais são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, de acordo com o índice de transparência alcançado. 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.