Homenagens, Indicações e Projetos de Lei marcam os debates e votações dos vereadores

por Edimarlon Oliveira Campos publicado 19/05/2023 14h10, última modificação 19/05/2023 14h09

Na última segunda-feira(15), foram realizadas duas sessões na Câmara Municipal de Jaru, sendo uma ordinária e outra extraordinária. Os vereadores discutiram importantes questões relacionadas ao município e votaram projetos de lei e moções de aplausos.

Na 13ª Sessão Ordinária, foram discutidas e votadas quatro moções de aplausos. A Moção de Aplausos nº 9, de autoria da Vereadora Sol de Verão, homenageou o Capitão Watson Lima de Souza, do 8° Batalhão Policial Militar de Jaru/Rondônia, por sua atuação, espírito democrático e dedicação na proteção do patrimônio público e salvamento de vidas.

Outra moção de aplausos, a nº 10, também de autoria da Vereadora Sol de Verão, foi direcionada ao Tenente Coronel PM Maurílio Miranda Pereira, em reconhecimento à sua competência, dedicação, envolvimento e capacidade de liderança no município de Jaru.

A Vereadora Professora Damiana apresentou a Moção de Aplausos nº 11, em homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde do Distrito de Tarilândia, destacando o trabalho realizado por cada um deles em prol da comunidade.

O Vereador Professor Carlos propôs a Moção de Aplausos nº 12, em reconhecimento aos idealizadores do evento Barco Cross, que se tornou tradicional em Jaru desde sua primeira edição em 2007. Foram homenageados o Professor Uelton Delio Ribeiro Salomão, a Professora Gracilene Nunes da Silva, o Sargento Cláudio Jesiel de Oliveira Silva e o Empresário Giovane Rassen.

Além das moções de aplausos, foram lidas duas indicações durante a sessão ordinária. A Indicação nº 37, de autoria do Vereador Schimit Patroleiro, solicitou ao Chefe do Poder Executivo a instalação de um ponto de ônibus na linha 605, na esquina com a Rua Rio Grande do Norte. Já a Indicação nº 38, apresentada pelo Vereador Chiquinho da Emater, requisitou o patrolamento de duas ruas: Rua Daniel da Rocha, entre a Padre Chiquinho e Florianópolis, e Rua Manoel Ribeiro Mendes, entre Padre Chiquinho e Marechal Rondon.

Posteriormente, ocorreu a 17ª Sessão Extraordinária. Durante essa sessão, foram discutidos e votados diversos projetos de lei de autoria do Poder Executivo. O Projeto de Lei nº 3.770 autorizou a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente para a desapropriação de um imóvel urbano localizado na Rua Frei Caneca.

Outros projetos de lei também foram aprovados, como o nº 3.772, que destinou recursos para o pagamento de operações de crédito contratadas; o nº 3.773, para despesas com internação em clínica especializada; o nº 3.774, para atender famílias e indivíduos em vulnerabilidade social através do Programa Benefícios Eventuais; o nº 3.775, que autorizou contratações de pessoal por prazo determinado; o nº 3.776 e o nº 3.777, que trataram da pavimentação asfáltica na Rua Tapajós; e o nº 3.778 e o nº 3.779, que abriram créditos adicionais para aquisição de um automóvel e custeio de despesas do Programa Auxílio Brasil, respectivamente.

As sessões ocorreram no Palácio Sidney Rodrigues Guerra, e o Presidente da Câmara Municipal de Jaru, Ilson Pedro Félix, conduziu os trabalhos. Os vereadores continuam empenhados em discutir e votar projetos que visam ao desenvolvimento e ao bem-estar da população de Jaru.

Confira: